XV Semana de Estudos Jurídicos debate o combate à exploração de menores

De 16 a 20 de maio, o UNISAL (Centro Universitário de São Paulo), Unidade Americana, realizou a 15ª SEJ – Semana de Estudos Jurídicos. O evento reuniu professores, magistrados, procuradores, delegados, advogados e estudantes de Direito para discutir diferentes temas da área de Direito e também de importância para a sociedade. O objetivo da Semana é apresentar temas de importância acadêmica, social e atualizar os Alunos sobre as novas tendências do mercado de trabalho, além de promover um intercâmbio de informações entre estudantes e profissionais.

O Coordenador do Curso, Prof. Thiago Nalesso, falou sobre os 15 anos do Curso na Unidade e sobre as atividades que serão promovidas para comemorar o aniversário. A convidada Ana Paula Martins abordou o tema “O novo CPC e sua aplicabilidade ao Processo do Trabalho.” O convidado Leandro Sarcedo falou sobre a Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica, no período noturno.

O protagonismo do STF foi tratado pelo mestre em Direito, Márcio de Sessa; o Desembargador do TJ-SP, José Roberto Amorim, falou sobre a mediação como política pública de justiça e o novo CPC; já o Dr. Walter Rothenburg discursou sobre a separação de poderes.

No Dia Nacional de Combate e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em parceria com a Pastoral da Universidade (PdU) e o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o assunto foi discutido pela convidada Fabiana de Moraes, e pela Prof.ª Maria Luisa Bissoto. Fabiana contextualizou a data histórica com a constituição da época, de que não havia respaldo para crianças e adolescentes em situação de risco. “A exploração e o abuso sempre estarão presentes quando houver qualquer tipo de violência, lucro e outras situações em relação à criança e adolescentes”, comenta Fabiana. A Prof.ª Maria Luisa, por sua vez, falou sobre a importância da sociedade e também sobre a teoria contemporânea e mitos que cercam o abuso sexual. “O abuso só existe porque há conivência de adultos. O problema não será resolvido se a sociedade não se conscientizar da importância de ouvir e também de denunciar”, enfatiza Malu. O evento também contou com a presença do Presidente do CMDCA, Antônio Fonseca, do Vice-prefeito e Secretário de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Roger Willians, da Coordenadora do Conselho Tutelar, Janaína dos Santos e do Vereador Celso Zoppi.

Na quinta-feira, 19 de maio, a palestra no período matutino foi sobre “Como empreender em tempos de crise”, com Alessandro Rios, proprietário da Editora Condomínios e no período noturno, a palestra foi sobre “A Defensoria Pública e o desafio do acesso à justiça no Brasil”, com João Chaves, Defensor Público. No encerramento, Lucas Caluri, Prof. de Direito Civil, falou sobre “Recursos no novo CPC” e no período noturno, aconteceu uma mesa de debates sobre “A democracia como uma valor fundamental das sociedades contemporâneas”, com os professores Everaldo Gonzalez e Thiago Calçado, doutor em filosofia.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: