Zatti, um irmão travesso?

Olá, amigos leitores! Retornamos com esta secção de artigos vocacionais, trazendo-lhes testemunhos de salesianos irmãos dos mais variados lugares. Já passamos pelos pampas argentinos, fomos às alturas da Bolívia e por último, conhecemos um pouco da história vocacional do nosso irmão mexicano, Gustavo Murillo.

Desta vez, vocês irão conhecer uma curiosidade sobre o venerável Artêmides Zatti, peralta quando criança e adolescente, ousado na idade adulta. Assim era o nosso santo enfermeiro da Patagônia, conhecido também como pai dos pobres.

Sobre sua infância e adolescência, acompanhemos:

 

Sua irmã Maria Elisa Zatti, conta que era muito travesso quando menino. “Não faltaram, porém, nestes anos, algumas travessuras que demonstravam a vivacidade do Servo de Deus e sua inclinação à gula” (NORIEGA, 1997, p. 53. Tradução nossa). Conforme foi crescendo e amadurecendo, foi se corrigindo desses e de alguns defeitos juvenis.

Manuel Linares, amigo da família Zatti, que conviveu com o venerável e seus parentes em Viedma, (cidade onde repousam seus restos mortais) nos traz…. Que “[…] pela referência de seus primos, os Vecchi, sei que era muito bom […] segundo me contaram, mostrava-se alegre desde menino e fazia algumas piadas e brincadeiras, porém, inocentes”. (Idem, p. 57).

Para nós, herdeiros do método pedagógico e do estilo de santidade salesiana, sabemos que Zatti, como criança e adolescente foi travesso como muitos, mas cresceu e viveu “a caridade como um fogo que tudo purifica”, como ele próprio afirmava.

O salesiano Irmão Zatti foi menino vivo e travesso, mas ao longo de sua vida, construiu uma sólida amizade com Deus no serviço aos pobres. Este ‘menino travesso’ é hoje um intercessor junto de Deus e que ele nos ajude a alçarmos o voo mais alto: a santidade no estilo salesiano.

Continue conosco. Antenado nesta secção, voltamos em breve!

Irmão Rodrigo Tarcha, Escola Salesiana São José – Campinas – Inspetoria Salesiana de São Paulo.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: