Conselho Nacional da AJS reúne-se em Manaus

“Animar os Conselhos Inspetoriais da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) para a promoção do protagonismo juvenil na evangelização e educação da juventude com o Sistema Preventivo de Dom Bosco.” Foi com esta missão em mente que foi realizado o primeiro encontro do Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana (CNAJS) em 2015. Os jovens representantes de 10 inspetorias se encontraram em Manaus, nos dias 15 e 16 de março. Também participou do encontro o padre salesiano Antonio Ribeiro, coordenador da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana e referente para o conselho.

No primeiro momento, os conselheiros fizeram a apresentação atualizada das realidades inspetoriais. A exposição visou realizar um intercâmbio das experiências de cada inspetoria, de forma que o conselho pudesse estabelecer metas em comum. Após a partilha, foi discutido o Plano de Ação para o ano de 2015, a partir da revisão da Carta de Identidade do CNAJS. A escrita do plano deu-se por “pistas de intervenções” que tiveram como base as linhas de ação da carta. Assim, foram detalhadas 10 linhas de ação para os proximos anos.

Nas discussões e no documento produzido, ficou claro que a consolidação da missão passa por ações como formação de lideranças, aprofundamento da identidade do carisma, fortalecimento da comunicação, promoção de atividades nacionais e outros. Os objetivos destas ações são contribuir para o fortalecimento da Identidade da AJS e organização dos conselhos inspetoriais, promovendo o aprofundamento da Espiritualidade Juvenil Salesiana.

O encontro também consolidou a distribuição de responsabilidades entre os conselheiros:

• Coordenador: Renan Luís Demeterko Silva

• Vice-Coordenadora: Cristina Matiele

• Secretária: Larissa Cristina

• Tesoureiro: Jailson Reis

• Comunicação: Eduardo Schmitz

• Conselheiros: Cristian Borges da Silva, Elisangela Mendes, IsabelliTittz, Louise Mendes e Wirlei Lima

Durante o ano, o CNAJS vai definir o local e planejar a estrutura do encontro. A ideia original é evitar extremos do país para facilitar o deslocamento dos participantes. Também já existe a proposta de um retiro nacional da AJS para depois do Congresso.

Motivados pelo padre Bira, o encontro também se dedicou a fazer estudos pontuais sobre a comemoração do bicentenário de Dom Bosco e a proposta de AJS segundo o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana. O próximo encontro do Conselho nacional será em agosto.

Composição do Conselho Nacional da AJS

Cristian Borges da Silva – Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora (SDB) – São Paulo

Cristina Matiele – Inspetoria São Domingos Sávio (SDB) – Manaus

Eduardo Schmitz – Inspetoria São Pio X (SDB) – Porto Alegre

Elisangela Mendes – Inspetoria São Luiz Gonzaga (SDB) – Recife

Isabelli Tittz – Inspetoria Santa Catarina de Sena (FMA) – São Paulo

Jailson Reis – Inspetoria Nossa Senhora da Paz (FMA) – Cuiabá

Larissa Cristina – Inspetoria São João Bosco (SDB) – Belo Horizonte

Louise Mendes – Inspetoria Madre Mazzarello (FMA) – Belo Horizonte

Renan Demeterko Silva – Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA) – Porto Alegre

Wirlei Lima – Missão Salesiana do Mato Grosso (SDB) – Campo Grande

Eduardo Schmitz e Renan Demeterko

Texto: Eduardo Schmitz e Renan Demeterko / Fotos: Pe. Roque Luiz Sibioni, SDB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: