“Animar os Conselhos Inspetoriais da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) para a promoção do protagonismo juvenil na evangelização e educação da juventude com o Sistema Preventivo de Dom Bosco.” Foi com esta missão em mente que foi realizado o primeiro encontro do Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana (CNAJS) em 2015. Os jovens representantes de 10 inspetorias se encontraram em Manaus, nos dias 15 e 16 de março. Também participou do encontro o padre salesiano Antonio Ribeiro, coordenador da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana e referente para o conselho.
No primeiro momento, os conselheiros fizeram a apresentação atualizada das realidades inspetoriais. A exposição visou realizar um intercâmbio das experiências de cada inspetoria, de forma que o conselho pudesse estabelecer metas em comum. Após a partilha, foi discutido o Plano de Ação para o ano de 2015, a partir da revisão da Carta de Identidade do CNAJS. A escrita do plano deu-se por “pistas de intervenções” que tiveram como base as linhas de ação da carta. Assim, foram detalhadas 10 linhas de ação para os proximos anos.
Nas discussões e no documento produzido, ficou claro que a consolidação da missão passa por ações como formação de lideranças, aprofundamento da identidade do carisma, fortalecimento da comunicação, promoção de atividades nacionais e outros. Os objetivos destas ações são contribuir para o fortalecimento da Identidade da AJS e organização dos conselhos inspetoriais, promovendo o aprofundamento da Espiritualidade Juvenil Salesiana.
O encontro também consolidou a distribuição de responsabilidades entre os conselheiros:
• Coordenador: Renan Luís Demeterko Silva
• Vice-Coordenadora: Cristina Matiele
• Secretária: Larissa Cristina
• Tesoureiro: Jailson Reis
• Comunicação: Eduardo Schmitz
• Conselheiros: Cristian Borges da Silva, Elisangela Mendes, IsabelliTittz, Louise Mendes e Wirlei Lima
Durante o ano, o CNAJS vai definir o local e planejar a estrutura do encontro. A ideia original é evitar extremos do país para facilitar o deslocamento dos participantes. Também já existe a proposta de um retiro nacional da AJS para depois do Congresso.
Motivados pelo padre Bira, o encontro também se dedicou a fazer estudos pontuais sobre a comemoração do bicentenário de Dom Bosco e a proposta de AJS segundo o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana. O próximo encontro do Conselho nacional será em agosto.
Composição do Conselho Nacional da AJS
Cristian Borges da Silva – Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora (SDB) – São Paulo
Cristina Matiele – Inspetoria São Domingos Sávio (SDB) – Manaus
Eduardo Schmitz – Inspetoria São Pio X (SDB) – Porto Alegre
Elisangela Mendes – Inspetoria São Luiz Gonzaga (SDB) – Recife
Isabelli Tittz – Inspetoria Santa Catarina de Sena (FMA) – São Paulo
Jailson Reis – Inspetoria Nossa Senhora da Paz (FMA) – Cuiabá
Larissa Cristina – Inspetoria São João Bosco (SDB) – Belo Horizonte
Louise Mendes – Inspetoria Madre Mazzarello (FMA) – Belo Horizonte
Renan Demeterko Silva – Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA) – Porto Alegre
Wirlei Lima – Missão Salesiana do Mato Grosso (SDB) – Campo Grande
Eduardo Schmitz e Renan Demeterko
Texto: Eduardo Schmitz e Renan Demeterko / Fotos: Pe. Roque Luiz Sibioni, SDB