Inácio Stuchly

Início do processo: 05/03/1993
Conclusão do processo: 20/01/2001

Concluídos o ginásio na Silésia austríaca, foi para a Morávia, na cidade de Velehrad a fim de entrar entre os Jesuítas. No trem encontrou um sacerdote conhecido que lhe falou de Dom Bosco e dos Salesianos.

Decidiu então ir para Turim: aqui, em Valsalice, foi aceito entre as vocações adultas. Após o noviciado, em Ivrea fez os estudos filosóficos, frequentou um curso de agronomia e obteve o diploma. Pediu para ser missionário, mas o padre Rua lhe respondeu: `A tua missão é no Norte!.

Em 1921, padre Stuchly foi enviado para Liubliana (atual Eslovênia) para dirigir os trabalhos de construção do santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, que foi terminado e consagrado em 1924.

Depois os superiores o destinaram para a casa de Perosa Argentina (Itália), onde chegavam e estavam sendo preparados os jovens eslovacos para plantar a obra salesiana em sua pátria. Em 1927 foi enviado para a Tchecoslováquia para abrir a primeira casa em Frystak, da qual foi diretor de 1928 a 1934. Em seguida passou a ser diretor da nova casa de Moravska Ostrava (1934-1935), quando foi nomeado inspetor da Tchecoslováquia (1935 – 1948). Durante seu governo foram abertas 12 casas na Tchecoslováquia com 270 religiosos, todos boemos e moravos, mais outros 20 que foram enviados para as Missões. Este extraordinário sucesso da obra salesiana nasceu de seu espírito de trabalho, alimentado por uma piedade simples e pela bondade com todos. Em 1948 voltou para a casa de Frystak como confessor. A tormenta da perseguição começava a cair sobre a Tchecoslováquia e o padre Stuchly assistiu ao fim da obra salesiana por ele levantada.

sdb.org

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: