Monumentos ou Estátuas? Aula em parceria com o MOSB ajuda a descobrir

 

Os alunos do 4º ano do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, discutiram as semelhanças e diferenças dos termos monumentos, estátuas e escultura em uma aula em parceria com o Museu da Obra Salesiana no Brasil. As aulas aconteceram entre os dias 6 e 7 de maio no pátio do colégio diante da estátua de Dom Bosco, aproveitando o ano do bicentenário de seu nascimento.

Ao estudar sobre monumentos no livro de história, muitos questionamentos surgem: as estátuas de museu são monumentos? Existem monumentos em lugares privados? A proposta do MOSB é ensinar aos alunos como encontrar essas respostas.

Foi uma aula multidisciplinar em que diversas áreas puderam ser abordadas, além da própria história. Os alunos tiveram contato com a história da arte por meio de fotografias de estátuas e monumentos de diversas épocas; com o português quando se abriu a discussão sobre o que é o concreto e o que é o abstrato; e até o equilíbrio entre a sexualidade e a arte, já que muitas das obras de arte representam corpos nus.

A cada vez mais fica explícito o aproveitamento do estudante quando em contato com a matéria estudada de forma prática. A parceria entre museu e colégio, que já está em seu segundo ano, só teve frutos positivos para ambos: o museu consegue cumprir o seu papel social como agente fomentador de conhecimentos e questionamentos e os alunos além de poderem absorver conhecimento dentro de uma educação não-formal se divertem e aprendem de modo descontraído.

Equipe MOSB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: