Na quarta-feira, 16 de outubro, no Teatro São Joaquim, em Lorena – SP, aconteceu o “I Simpósio Vulnerábilis” sobre  as vulnerabilidades juvenis, trazendo como tema “Juventudes e Redução da Maioridade Penal: capricho ideológico ou solução eminente?”.

Promovido pela Rádio Dom, a rádio online da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, com o apoio do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) por meio dos cursos de direito, psicologia, filosofia, pedagogia além de núcleos de pesquisa, ensino e extensão e observatórios, o evento trouxe nomes que são referências no tema e encheu o teatro com ouvintes da região e de cidades mais distantes como São Carlos e Belo Horizonte, além de ser transmitido ao vivo pela rádio online.

Observando de forma atenta as raízes da congregação salesiana , sua opção preferencial, os jovens vulneráveis e entendendo que eles são “a porção mais delicada e preciosa da sociedade”, viu-se a necessidade de divulgar e tratar o tema de forma séria, para isso o ambiente acadêmico se fez solo fértil, chamando não só os alunos mas também toda comunidade.

O tema é atual. Discussões sobre a redução ou não da maioridade penal oscilam dentre os debates mais relevantes no Congresso Nacional e nas conversas cotidianas, portanto um tema que está sempre exposto à população.

Pe. Agnaldo Soares Lima, Salesiano de Dom Bosco, iniciou o debate. Ele possui larga experiência no campo educacional e social na Rede Salesiana Brasil de Ação Social, bem como no monitoramento de políticas públicas na área da infância e da juventude do Brasil, e atuou como coordenador na coordenação Geral do SINASE da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2013.

Pe. Agnaldo apresentou dados sobre a situação dos jovens em situação de conflito com a lei, junto à sua ampla experiência enfatizou a problemática do senso comum baseado no medo e insegurança, percepções que se distinguem da realidade, como mostram os dados que foram apresentados na noite.

Ainda contribuíram com a discussão da mesa, que foi mediada pelo professor e coordenador do curso de Direito (UNISAL – Lorena) Bruno Creado, a Prof.ª Dr.ª Daisy Rafaela, o Prof. Me. Douglas Rodrigues e o Prof. Dr. Pe. Jefferson da Silva.

Foi salientado no evento o fato de que se fala sobre o tema, porém, muitas vezes não se entende a(s) realidade(s) dos jovens.

Os ouvintes da Rádio Dom e os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes. Destacou-se no fim a necessidade de agir, unindo a teoria com a prática nas atividades.

Para que haja vida em abundância e a promoção dessa, nenhuma parcela da sociedade pode ser excluída e o olhar cuidadoso aos jovens é carisma e urgência.

David Dias – Coordenador da Pastoral da Juventude Estudantil, estudante de direito do UNISAL e apresentador da Rádio Dom

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: