UNISAL promove V Semana das Engenharias

De 24 a 29 de outubro de 2016, o UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Unidade Lorena, sediou a V Semana das Engenharias. A organização do evento foi promovida pela Coordenação dos Cursos de Engenharia (Produção, Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e Computação).

Durante a semana foi realizado o “I Simpósio Internacional de Projetos em Engenharia e em Tecnologia (SIPET)”, com o tema: “Projetos associados à Educação em Engenharia”. O evento incluiu palestras, workshops e apresentação de trabalhos científicos. “Tivemos um total de 38 palestras, quatro workshops e seis minicursos proferidos por profissionais de diferentes empresas (Liebherr, Maxion, Jaguar Land Rover, PSA – Peugeot-Citroen, Dassault, entre outras), professores de outras Instituições de ensino (UNESP), além da contribuição dos professores do UNISAL”, revelou o Prof. Cesar Augusto Botura, Coordenador dos Cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica e membro da Comissão Organizadora da V Semana das Engenharias / I SIPET / I CDIO Meeting.

A palestra de abertura foi proferida por representantes do CREA-SP – Prof. Dr. Airton Nabarrete (ITA) – responsável pela Câmara de Inovação Tecnológica e o Engenharia Civil Carlos Eduardo Vilhena. Já o I SIPET contou com a submissão e aprovação de 21 artigos científicos, revisados pela Comissão Organizadora e que serão publicados nos anais do evento.

CDIO

Ainda dentro da Semana das Engenharias, o UNISAL realizou o I CDIO Brazilian Meeting”. Resultado do reconhecimento das Engenharias do UNISAL por parte da organização internacional, graças ao plano de ensino, à estrutura e, principalmente, à aplicação de Metodologias Ativas de aprendizagem promovida pelo LIA (Laboratório de Inovação Acadêmica. Veja a notícia completa do reconhecimento do UNISAL clicando aqui.

Entre os dias 26 e 27, 22 instituições públicas e privadas das mais qualificadas no ensino de Engenharia de cinco estados estiveram na Unidade Lorena. A formação foi realizada no LMI (Laboratório de Metodologias Inovadoras) do UNISAL.

No primeiro dia, os participantes foram recebidos pela Diretora Operacional do UNISAL, Grasiele Nascimento. A capacitação também contou com alguns docentes de instituições parceiras, como é o caso da EEL USP Lorena. “Foram mais de 40 Professores, Coordenadores, Diretores dessas IEs aqui conosco”, revelou o Coordenador do Curso de Engenharia de Produção e membro da Comissão Organizadora da V Semana das Engenharias / I SIPET / I CDIO Meeting, Professor Lucio Veraldo.

A formação teve também o relato de experiência na aplicação de Metodologias por parte da Professora Ana Valéria Almeida Reis sobre WAC- Writing Across the Curriculum -, que nada mais é que a capacitação baseada no método Estudo de Currículo. Além da exposição dos Professores Benedito Almeida (Benê) sobre TBL -Team-Based Learning, a Aprendizagem Baseada em Equipes, e Cleginaldo Pereira, sobre PBL – Problem-Based Learning – o Aprendizado Baseado em Problemas. “Se você ensina de forma ativa, consegue avaliar de forma ativa”, revelou Benê, ao longo de sua apresentação. “É muito desafiador trabalhar metodologia em sala de aula, mas você percebe um envolvimento mais cativante por parte do discente”, enfatizou Cleginaldo.

Depoimentos

Instituições de Ensino que também estão no processo de reconhecimento do CDIO fizeram questão de deixar um depoimento sobre a importância dessa etapa de formação e troca de experiências na busca pela inovação.

“Há dois anos começamos a investir fortemente na aplicação de Metodologias Ativas. Afinal, é fundamental a inovação em nossa área. Estamos fazendo o mesmo caminho do UNISAL e queremos compartilhar conhecimento”, diz André Luiz Tenório Rezende – coordenador dos Cursos de Graduação em Engenharia Mecânica e docente pesquisador do curso de Pós-graduação em Engenharia Mecânica no IME (Instituto Militar de Engenharia) do Rio de Janeiro.

“Estender o CDIO pelo Brasil inteiro vai nos render frutos muito positivos. Estou com uma expectativa enorme de aplicar as metodologias e todo o conhecimento adquirido aqui, em minhas turmas que são numerosas, chegam a até 140 alunos”, afirmou Jossana Ferreira – Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisa na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Máquinas Elétricas, Eletrônica de Potência, Máquinas sem Mancais e Mancais Magnéticos.

“Trabalho em duas áreas distintas, costumo dizer que sou uma engenharia que gosta de pessoas. Mas digo isso, pois sei que tudo está linkado. A inovação se faz necessária em todas as áreas, por conta dessa demanda, essa formação é fundamental para nós, professores, e para os alunos”, revelou Daniele Arcanjo- Professora nos Cursos de Engenharia de Produção e Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá (Unidade Resende), Rio de Janeiro.

“O aluno tem visto muita inovação no mercado e tem cobrado isso em sala de aula. Estamos no processo de aprendizagem das metodologias há três anos, com o Consórcio STHEM, liderado pelo UNISAL. Achamos fundamental esse processo para a mudança de postura”, disse Carlos Augusto Menezes, Engenheiro Civil, atua como professor nas áreas de Administração e Recursos Humanos da AEDB -Associação Educacional Dom Bosco (Resende), Rio de Janeiro.

Atividades esportivas

A Semana das Engenharias terminou com a IV Regata de Barcos de papelão, realizada em 29.10. Uma competição que contou com a animação das 12 equipes participantes, a ajuda do tempo e a competência da organização para ser bem sucedida. Em 28.10, as Engenharias promoveram dois desafios entre Professores e Alunos: futebol e basquete. Em campo, os estudantes da Atlética venceram o desafio contra os docentes. “Em quadra, o desafio do maior número de acertos no basquete feminino e masculino teve como vencedoras a Aluna Bianca e a Professora Regina Cabete”, afirmou a assistente de coordenação, Nayara Alves.

No masculino, o Aluno Charlles Santos conquistou o 1º lugar. Ele dividiu a vitória com o Professor Joselito Chagas. Houve, ainda, a entrega de troféus para o representante da Atlética, como 1.º colocado no futebol, e o professor Benedito, o de 2º colocado.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: