XV Encontro de Educação trata de Direitos Humanos e Educação

O UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade São Paulo, Campus Santa Teresinha, realizou de 21 a 23 de setembro, o XV Encontro de Educação cujo tema foi: “Educação em Direitos Humanos: Questões contemporâneas.” O encontro reuniu mais de 120 pessoas nos três dias de evento e contou com a participação de mais de 10 profissionais da área da Educação e Direitos Humanos.

No primeiro dia, a palestra magna foi com a Prof. Dra. Daniela Leal, que trouxe a discussão sobre Educação em Direitos Humanos, traduzindo conceitos e conteúdos sobre a temática, bem como os principais desafios e possibilidades para desenvolver ações educativas no âmbito das salas de aula brasileiras e mundiais. No dia 22, houve mesa-redonda sobre os aspectos históricos e educacionais no campo dos direitos humanos, especialmente em relação às questões afrodescendentes e relacionamentos afetivos. Na mesa estavam a ativista e militante do movimento LGBT/AIDS Brunna Valin, a supervisora técnica da diretoria regional de ensino Jaçanã/Tremembé Silvia Maria da Silva e pelo coordenador do Curso de Direito do UNISAL, Prof. Me. Marcelo Grimone. Para encerrar, houve um debate com a presença do prof. Alexandre Isaac, que falou sobre direitos humanos como princípio educativo e educação integral, traçando uma linha do tempo à história dos Direitos no Brasil desde 1889, ano da declaração da República e seus avanços até a atualidade.

Para a prof. Me. e coordenadora do Curso de Pedagogia, Delma Lucia de Mesquita, o Encontro de Educação contribuiu de forma significativa para ampliar os olhares, novas aprendizagens e a oportunidade de fazer escolhas conscientes na direção de práticas pedagógicas que visem os Direitos Humanos como um processo educativo permanente, especialmente no cotidiano escolar brasileiro.

Nos intervalos dos debates, houve apresentações artísticas: os alunos do 4º semestre do Curso de Pedagogia lembraram as raízes do Brasil e as festas folclóricas do interior brasileiro; de Boi Bumbá à Tanatela, passando pelo country até os ritos africanos.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: