Confira a programação do II Seminário Bens Culturais da Igreja

O Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL e o apoio da Vestes e Ornatos, promove o II Seminário de Bens Culturais da Igreja, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto de 2022, no Teatro Grande Otelo, no Campos Elíseos, São Paulo (SP)

Em sua segunda edição, o Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como tema “Ordens e novas congregações religiosas: missões e reflexos na cultura brasileira”, um convite à reflexão sobre esta temática tão pouco explorada ou mesmo conhecida.

LEIA TAMBÉM

Em Pindamonhangaba, ‘Boscolândia’ e ‘BoscoJovem’ animam crianças e adolescentes

As novas congregações religiosas que chegaram ao Brasil entre os fins do século XIX e meados do século XX foram as responsáveis pelas missões apostólicas, cada uma delas obedecendo às regras específicas de seus fundadores, fazendo com que diversos setores da vida social fossem contemplados, entre eles, os ligados à educação e ao trabalho.

Como reflexo deste novo clima, a arte e a arquitetura respondem às questões ético-estéticas de cada uma destas ordens vindas de diversas partes da Europa.

Temas como educação, trabalho e missão, bem como aqueles em que a arte e arquitetura respondam às questões próprias da arte sacra, a beleza e a contemplação do Divino estarão presentes nos dias do evento.

Público Alvo

Os convidados para esta edição são religiosos, pesquisadores, profissionais das áreas de arquitetura e arquivo, compreendendo a necessidade do estabelecimento do diálogo interdisciplinar, necessário ao trabalho de preservação e conservação dos bens culturais da Igreja, sejam estes produzidos ou custodiados pelas instituições religiosas, mesmo pesquisados por interessados no assunto.

O II Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como missão agregar pessoas interessadas do meio acadêmico, profissional, estudantes e demais interessados, cuja premissa é a troca de informações e geração de conhecimentos que visam a conscientização quanto a proteção e a difusão destes bens, sejam do ponto de vista pastoral quanto patrimônio cultural.

Para aqueles que desejam participar como ouvintes, as inscrições seguem até 15 de agosto de 2022. 

Os certificados do evento serão enviados por e-mail a partir de 1º de setembro de 2022.

Todo o regulamento para a participação, o  edital,  assim  como os modelos para submissão dos trabalhos  estão disponíveis no site.

Confira a programação:

Reprodução: UNISAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.